O Método Pilates
O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar.
Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno, é direcionado às necessidades de cada pessoa.
Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.
O método Pilates consiste em diversos e inúmeros utilizando aparelhos especiais e acessórios com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo.
Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos.
Tem como objetivo reconstruir os movimentos fundamentais do corpo, enfatizando a respiração, desenvolvendo a consciência corporal, a concentração, o controle e o fortalecimento do Centro de Força do Corpo, região que inclui os músculos abdominais, lombares, glúteos e pélvicos, realinhando a postura e integrando o tronco, a cintura escapular e a pélvis.
Trabalha progressivamente a força e alongamento, aumentando a flexibilidade dos músculos e a amplitude de movimento das articulações.
O programa melhora a respiração, a coordenação ,o equílibrio , a força, o alongamento, estimula o sistema circulatório , alivia o estresse.
Tem suas indicações nas áreas de treinamento e na prevenção e reabilitação de lesões esportivas, problemas da coluna vertebral, alterações posturais e nas dores em geral.
POSTURA – REABILITAÇÃO – FITNESS
Sobre o Método Pilates
O Método PILATES é um sistema de exercícios desenvolvido a partir de 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates. Ele criou equipamentos específicos e um método de condicionamento físico que equilibram e fortalecem músculos e articulações.
Baseado em um conjunto de exercícios centrados na melhora da flexibilidade e da força do corpo, mas que não hipertrofiam os músculos, o Método PILATES garante excelente forma física, moldando o corpo sem causar exaustão e sem risco de lesões, ao contrário da ginástica convencional.
O Método não utiliza movimentos rápidos, violentos ou feitos aos trancos, ao contrário, trabalha a respiração, a consciência corporal e a postura.
É uma atividade individual, de forma personalizada. Os exercícios podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, com bom condicionamento físico ou não.
Estimulam a circulação, a flexibilidade, a amplitude muscular e o alinhamento postural adequado.
Perguntas frequentes sobre o Pilates
A Respiração é a fundamentação do Pilates, em todos os exercícios. Ela é um instrumento para ensinar a mover adequadamente, facilitar ou dificultar os movimentos.
Centramento, a chamada Power House – casa de força, o controle do centro abdominal, que está localizada na parte inferior do tronco, abaixo do umbigo, esta presente em todas as linhas de Pilates.
Alongamento Axial, este é na verdade uma ação integrada de músculos abdominais entre si e com outros músculos das costas promovendo maior estabilidade e expansão do corpo no espaço. Alinhamento (do tronco, dos membros, da auto-imagem com a realidade) é fundamental para a saúde, precisão, segurança e eficiência que o Método propicia, Fluidez de Movimento ( Integração de Movimento, gerando movimentos harmoniosos, liberando o fluxo energético e integrando o sistema), Concentração (é fundamental estar concentrado no corpo e nos movimentos e para isso o ambiente deve ser propício), Controle (Todos os movimentos são feitos de forma controlada e organizada aumentando a segurança biomecânica através da distribuição equilibrada das forças) e Precisão (resultados mais rápidos e eficientes).